quarta-feira, 11 de julho de 2018

A ‘controvérsia’ sobre os irmãos de Jesus

Nascimento de Jesus  (AFP or licensors)

IGREJA


A ‘controvérsia’ sobre os irmãos de Jesus

Padre Leonardo Agostinho, membro do clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro e professor de Sagrada Escritura na PUC-Rio, fala sobre os famosos irmãos de Jesus.

Padre Leonardo Agostini - Rio de Janeiro

“Mais controverso é o episódio do Evangelho de Mateus que alude aos ‘irmãos de Jesus’. No fim do século IV, São Jerônimo, autor da “Vulgata” – a tradução latina das Escrituras que por séculos foi a única autorizada pela Igreja Católica – , cravou a ideia de que a palavra grega seria vaga e, assim, poderia designar ‘primos’. Não, esclarece Lourenço na introdução, adelphoi significa apenas ‘irmãos’. O tema é especialmente delicado para a devoção católica a Virgem Maria: se Jesus tinha irmãos, sua mãe obviamente não se manteve sempre virgem.” (texto de uma revista não católica)

De tempos em tempos, alguém fica intrigado com a afirmação contida nos evangelhos sobre “os irmãos e as irmãs” de Jesus. Estes são citados em dois episódios particulares: a família de Jesus em Mt 12,46-50, cujos paralelos se encontram em Mc 3,31-35; Lc 8,19-21 (Jo 7,3), e a visita de Jesus a Nazaré em Mt 13,53-58, cujos paralelos se encontram em Mc 6,1-6a; Lc 4,16-30.

Passagens bíblicas 

Um olhar atento para o uso e o significado do termo “irmão”, em grego ἀδελφός, que ocorre 38 vezes só no Evangelho Segundo Mateus, permite tecer diferentes considerações quanto ao tipo de vínculo ou de parentesco carnal ou espiritual. Vejamos alguns exemplos:

Mt 1,2 é a primeira ocorrência, e menciona que Jacó gerou Judá e seus irmãos (Ἰούδανκαὶτοὺςἀδελφοὺςαὐτοῦ). Ora, basta ver Gn 29,15–30,25 para se descobrir que os irmãos de Judá não foram todos filhos da mesma mãe, pois Jacó gerou filhos, tanto através de Lia (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon e Dina) como de sua escrava Zelfa (Gad e Aser), e através de Raquel (José e Benjamim) e de sua escrava Bala (Dã, Neftali). Não obstante isso, o evangelista usou o mesmo termo grego “irmãos” (ἀδελφοὺς). São todos filhos do mesmo pai Jacó (cf. Gn 42,13), todos são irmãos de Judá, mas não são todos filhos das mesmas mães.

Mt 5,23-24 encerra uma sentença sobre o sentido da oferta feita ao altar de Deus. Esta não deve ser feita se existe uma contenda com “o teu irmão” (ὁἀδελφόςσου), mas primeiro é preciso que haja a reconciliação. O termo ‘irmão’, aqui, pode ser entendido tanto no sentido de consanguíneo, como de membro da comunidade de fé, que é a destinatária do Evangelho de Mateus. O mesmo sentido pode estar subjacente a Mt 5,47 no contexto do ensinamento sobre o amor aos inimigos. Também em Mt 18,15.21.35, a palavra ‘irmão’ pode ter o sentido tanto de consanguíneo como de membro da comunidade de fé.

Mt 14,3 afirma que Filipe é “irmão” (ἀδελφοῦ) de Herodes Antipas. Ora, sabe-se que eram filhos do mesmo pai, Herodes Magno, mas não da mesma mãe. Herodes Antipas era filho de Maltace e Filipe era filho de Cleópatra (fonte: “As dinastias Asmoneia e Herodiana”, Bíblia de Jerusalém p. 2189).

Mt 23,8 usa o termo “irmãos” (ἀδελφοί), claramente, com o sentido de membro da comunidade de fé, pois Jesus afirma que todos são irmãos e só tem a Deus como Pai celeste.

Mt 25,40 alude ao último julgamento, cujo critério decisivo é o uso da misericórdia, e deve ser entendido em relação a Mt 12,48-50, pois Jesus chamou seus seguidores de “irmãos” (ἀδελφῶν). E de forma mais restrita, após a sua ressurreição, referiu-se aos apóstolos como seus “irmãos” (ἀδελφοῖς) em Mt 28,10.

Jesus, filho de Maria

As deduções sobre “os irmãos e as irmãs” de Jesus não podem ser feitas apenas observando o uso do termo ἀδελφός e tampouco reduzindo-o apenas ao nível da consanguinidade. O critério decisivo está no simples fato de que só Jesus é dito “o filho de Maria” (Mc 6,3) ou quando se diz “tua mãe” (Mt 12,47), ou “a mãe d’Ele” (Mt 13,55). Dizer: “teus irmãos e tuas irmãs” em referência a Jesus não significa dizer que esses são, necessariamente, filhos de Maria. Isto, pelo acima exposto, é uma dedução irrefletida, pois em momento algum “os irmãos e irmãs” de Jesus são ditos “filhos de Maria”. Se assim o fosse, não faria sentido Jesus, pouco antes de morrer, consignar Maria aos cuidados do discípulo amado (cf. Jo 19,25-27).

É preciso lembrar que o substrato cultural dos evangelhos é o mundo semítico e não o mundo greco-romano. Em hebraico e aramaico o termo ’āḥ possui uma extensão maior, podendo significar tanto irmão de sangue como parente próximo, primo e até tio (cf. Gn 13,8; 29,15; Lv 10,4). E pouco tem a ver com a “Vulgata de Jerônimo” que manteve, coerentemente, “frates eios” para a tradução de ἀδελφόςem Mt 12,46 e 13,55. O fato dos evangelistas não usarem o termo “parente” (συγγενής), como em Mc 6,4; Lc 1,58; 2,44; 14,12; 21,16; Jo 18,26 ou “primo” (ἀνεψιὸς), única ocorrência em Cl 4,10, não tira o mérito do uso mais extenso do termo ἀδελφός, mas evidencia ainda mais os laços humanos de Jesus adquiridos pela sua Encarnação no seio virginal de Maria: tornou-se Irmão por excelência de toda a Humanidade.

Fonte: http://arqrio.org/formacao/detalhes/1818/a-controversia-sobre-os-irmaos-de-jesus

Assuntos

JESUS


SAGRADA ESCRITURA


São Bento

São Bento


ABADE, PATRONO DA EUROPA, +547


Celebrado a 11 de Julho

São Bento

São Bento nasceu em Núrsia, na Úmbria, por volta do ano 480. 
Após concluir os seus estudos em Roma, retirou-se para o monte Subíaco e entregou-se à oração e à penitência. É o fundador do célebre mosteiro do Monte Cassino. Escreveu ali a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente. 
Morreu no dia 21 de Março de 547. Duzentos anos após a sua morte, a Regra Beneditina havia-se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica por toda a Idade Média.
Os monges beneditinos exerceram papel importante na evangelização e nos evangelizadores da Europa medieval. 
"Orar e trabalhar, contemplar e agir" é a síntese da Regra Beneditina. A vida religiosa não é privilégio exclusivo de seres excepcionais e bem dotados espiritualmente. É possível a todos os que queiram buscar a Deus. Moderação é a tónica geral. Nela já não se fala de mortificação e de penitências: um bom monge era aquele que não era soberbo nem violento, "não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador ..." 
Não é de estranhar que o emblema monástico tenha passado a ser a cruz e o arado ...
Com S. Cirilo e S. Metódio, S. Bento foi declarado patrono da Europa.



Momento de reflexão

São Jerónimo (347-420)


Presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja

Carta

Tudo deixar para tudo receber

Recebemos mais do que damos; abandonamos pequenas coisas e encontramos bens imensos. Cristo dá-nos o cêntuplo daquilo que fazemos por Ele: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que possuis, e dá o dinheiro aos pobres. Depois, vem e segue-Me». «Se queres ser perfeito» – as grandes coisas são sempre deixadas à nossa liberdade. Da mesma maneira, o apóstolo Paulo não faz da virgindade um mandamento (1Cor 7), porque Jesus disse: «Quem puder compreender, que compreenda» (Mt 19,12). «Se queres ser perfeito» – nada se nos impõe a fim de que, sendo o sacrifício voluntário, o mérito seja maior. No entanto, para atingir a perfeição, não basta desprezar as riquezas e dar os próprios bens, libertar-se daquilo que se pode perder e adquirir num momento. Isso foi o que o fizeram os filósofos; um cristão tem de fazer mais do que eles. Não basta abandonar os bens terrenos, é necessário seguir a Cristo. Mas o que é seguir a Cristo? É renunciar por completo ao pecado, e aderir por completo à virtude. Cristo é a Sabedoria eterna, é o tesouro que se encontra num campo (Mt 13,44), no campo da Sagrada Escritura. É a pérola preciosa pela qual se devem sacrificar muitas outras (Mt 13,46). Cristo é também a santidade, a santidade sem a qual ninguém verá a face de Deus. Cristo é a nossa redenção, o nosso redentor; Ele é o nosso resgate (1Tim 2,6). Cristo é tudo; de maneira que quem aceitar abandonar tudo por Ele reencontrará tudo nele. Esse poderá dizer: «Senhor, Vós sois a parte da minha herança» (Sl 15,5). Não deis apenas o vosso dinheiro, se quereis seguir a Jesus Cristo. Dai-vos vós mesmos a Ele; imitai o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir (Mc 10,45).

Leituras do dia

Quarta feira da XIV semana do tempo comum

PRIMEIRA LEITURA
Prov 2, 1-9


Inclina o coração para a verdade


Leitura do Livro dos Provérbios


Meu filho, se aceitares as minhas palavras 
e guardares os meus preceitos, 
dando ouvidos à sabedoria 
e inclinando o coração para a verdade; 
se invocares a inteligência e chamares a prudência;
se a procurares como a prata e a buscares como um tesouro, 
então compreenderás o temor do Senhor 
e alcançarás o conhecimento de Deus. 
Porque é o Senhor que dá a sabedoria, 
da sua boca procedem o saber e a prudência. 
Ele reserva aos homens rectos a sua protecção, 
é um escudo para os que vivem honestamente. 
Ele protege os caminhos da justiça, 
guarda os passos dos seus fiéis. 
Então compreenderás a justiça e o direito, 
a rectidão e todos os caminhos da felicidade.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9.10-11


Refrão: Em todo o tempo e lugar bendirei o Senhor.


Ou: Saboreai e vede como o Senhor é bom.


A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor,
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 5, 3


Refrão: Aleluia. Repete-se


Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão


EVANGELHO
Mt 19, 27-29


É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus


 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 


Naquele tempo,
disse Pedro a Jesus:
«Nós deixámos tudo para Te seguir.
Que recompensa teremos?».
Jesus respondeu:
«Em verdade vos digo:
No mundo renovado,
quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória,
também vós que Me seguistes
vos sentareis em doze tronos
para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas,
irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras,
por causa do meu nome,
receberá cem vezes mais
e terá como herança a vida eterna».


Palavra da salvação.