quarta-feira, 11 de julho de 2018

Leituras do dia

Quarta feira da XIV semana do tempo comum

PRIMEIRA LEITURA
Prov 2, 1-9


Inclina o coração para a verdade


Leitura do Livro dos Provérbios


Meu filho, se aceitares as minhas palavras 
e guardares os meus preceitos, 
dando ouvidos à sabedoria 
e inclinando o coração para a verdade; 
se invocares a inteligência e chamares a prudência;
se a procurares como a prata e a buscares como um tesouro, 
então compreenderás o temor do Senhor 
e alcançarás o conhecimento de Deus. 
Porque é o Senhor que dá a sabedoria, 
da sua boca procedem o saber e a prudência. 
Ele reserva aos homens rectos a sua protecção, 
é um escudo para os que vivem honestamente. 
Ele protege os caminhos da justiça, 
guarda os passos dos seus fiéis. 
Então compreenderás a justiça e o direito, 
a rectidão e todos os caminhos da felicidade.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9.10-11


Refrão: Em todo o tempo e lugar bendirei o Senhor.


Ou: Saboreai e vede como o Senhor é bom.


A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor,
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 5, 3


Refrão: Aleluia. Repete-se


Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão


EVANGELHO
Mt 19, 27-29


É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus


 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 


Naquele tempo,
disse Pedro a Jesus:
«Nós deixámos tudo para Te seguir.
Que recompensa teremos?».
Jesus respondeu:
«Em verdade vos digo:
No mundo renovado,
quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória,
também vós que Me seguistes
vos sentareis em doze tronos
para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas,
irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras,
por causa do meu nome,
receberá cem vezes mais
e terá como herança a vida eterna».


Palavra da salvação.


Sem comentários:

Enviar um comentário