sexta-feira, 6 de julho de 2018

Momento de reflexão

São João Crisóstomo (c. 345-407)

Presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja

Homilias sobre S. mateus

«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores»

Porque foi que Jesus não chamou Mateus ao mesmo tempo que Pedro, João e os outros? Tal como veio à Terra apenas quando sentiu que os homens estavam dispostos a obedecer-Lhe, também só chamou Mateus quando soube que ele O seguiria; pela mesma razão, só agarrou Paulo após a ressurreição (At 9). Porque, sondando os corações, penetrando no mais íntimo da alma de cada um, Ele sabia bem em que momento cada um estava disposto a segui-l'O. Se Mateus não foi chamado logo no princípio, foi porque ainda tinha o coração demasiado duro; mas, depois de Jesus ter feito numerosos milagres, e a sua fama ter crescido, já ele estava disposto a escutar o Mestre, e Jesus sabia-o.  Convém ainda admirar a virtude deste apóstolo, que não esconde a sua vida passada. [...] Desempenhava um ofício vergonhoso e os lucros que dele tirava não tinham desculpa. Apesar disso tudo, Jesus chamou-o. Não Se envergonhou de chamar um publicano, tal como não corou por falar a uma prostituta e permitiu mesmo que ela Lhe beijasse os pés e os regasse com as suas lágrimas (Lc 7,36s). Porque, se Ele veio, não foi apenas para tratar dos corpos, mas para curar as almas. Era o que acabava de fazer com o paralítico; depois de ter mostrado claramente que tem poder de perdoar os pecados, vai ter com Mateus, para que as pessoas não fiquem espantadas por O verem escolher um publicano para seu discípulo.       

Leituras do dia

Sexta-feira da semana XIII do tempo comum

PRIMEIRA LEITURA
Am 8, 4-6.9-12


«Mandarei a fome sobre a terra: não será fome de pão, mas fome de ouvir a palavra do Senhor»


Leitura da Profecia de Amós
Escutai bem, vós que espezinhais o pobre e quereis eliminar os humildes da terra. Vós dizeis: «Quando passará a lua nova, para podermos vender o nosso grão? Quando chegará o fim de sábado, para podermos abrir os celeiros de trigo? Faremos a medida mais pequena, aumentaremos o preço, arranjaremos balanças falsas. Compraremos os necessitados por dinheiro e os indigentes por um par de sandálias. Venderemos até as cascas do nosso trigo». Diz o Senhor Deus: «Eis o que há-de acontecer naquele dia: Eu farei que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escurecerei a terra. Mudarei em luto as vossas festas e em lamentações os vossos cânticos. Porei o cilício em todos os flancos e tonsura em todas as cabeças. Imporei luto como por um filho único e o seu fim será como um dia amargo». «Dias virão – diz o Senhor Deus – em que mandarei a fome sobre a terra: não será fome de pão, nem sede de água, mas fome de ouvir a palavra do Senhor. Irão cambaleando de um ao outro mar, irão sem rumo do Norte até ao Oriente, à procura da palavra do Senhor, mas não a poderão encontrar».


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 118 (119), 2 e 10.20 e 30.40 e 131 (R. Mt 4, 4)


Refrão:Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.


Felizes os que observam as ordens do Senhor
e O procuram de todo o coração.
De todo o coração Vos procuro, Senhor,
não me deixeis afastar dos vossos mandamentos. Refrão

A minha alma suspira
por cumprir sempre a vossa vontade.
Escolhi o caminho da verdade
e decidi-me pelos vossos juízos. Refrão

Vede como amo os vossos preceitos:
fazei-me viver segundo a vossa justiça.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos. Refrão


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 11, 28


Vinde a Mim, 
vós todos que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor.


EVANGELHO
Mt 9, 9-13


«Não são os que têm saúde que precisam do médico. Prefiro a misericórdia ao sacrifício»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».


Palavra da salvação.