terça-feira, 5 de março de 2019

Quarta feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas observa-se um dia depois da terça-feira de Carnaval .

Também conhecido como o Dia das Cinzas, é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. É celebrado 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e calha sempre entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10).

Não é feriado, mas é um dia importante no calendário cristão, apelando-se ao jejum e abstinência, a dar esmolas e à reflexão profunda.

Tradições da Quarta-feira de Cinzas

As cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, representam a mortalidade e o arrependimento dos pecados. Por isso, as cinzas são colocadas pelo Sacerdote na testa dos Fiéis durante as missas realizadas neste dia, onde se recorda:9

“Com o suor do teu rosto
comerás o teu pão,
até que retorne ao solo,
pois dele foste tirado. 
Pois tu és pó,
e ao pó tornarás".



(Gênesis 3, 19)

Enquanto traça a cruz na testa dos fiéis, o sacerdote profere estas palavras: "arrependei-vos e acreditai no Evangelho".


Esta tradição remonta ao antigo Médio Oriente, onde o ato de colocar cinzas sobre a cabeça era um símbolo de arrependimento perante Deus.

Desta forma, os católicos começam a preparar-se para a Quaresma, que simboliza os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, em penitência e sendo tentado pelo maligno.

A Quarta-feira de Cinzas é um rito próprio da Igreja Católica Romana, não sendo observada pelas igrejas ortodoxas.

Fernando Ilídio