terça-feira, 26 de junho de 2018

Leituras do dia

Terça-feira da Semana XII do Tempo Comum 

PRIMEIRA LEITURA

2 Reis 19, 9b-11.14-21.31-35a.36


«Protegerei esta cidade e salvá-la-ei, pela minha honra e pela honra do meu servo David»


Leitura do Segundo Livro dos Reis

Naqueles dias, Senaquerib, rei da Assíria, enviou mensageiros a Ezequias, para lhe dizer: «Assim direis a Ezequias, rei de Judá: Não te deixes enganar pelo teu Deus, em quem confias, dizendo: ‘Jerusalém não cairá em poder do rei da Assíria’. Tu sabes, sem dúvida, o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações, destruindo-as completamente. Como poderias tu escapar?». Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo e abriu-a diante do Senhor e orou na presença do Senhor, dizendo: «Senhor, Deus de Israel, que estais sentado no trono sobre os querubins, Vós sois o único Deus de todos os reinos do mundo; Vós fizestes o céu e a terra. Inclinai os vossos ouvidos, Senhor, e escutai, abri os vossos olhos e vede. Escutai as palavras de Senaquerib, que enviou mensageiros para insultar o Deus vivo. É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e os seus territórios; lançaram ao fogo os seus deuses, porque não eram deuses, mas obra das mãos do homem, feitos de madeira e de pedra, e assim os puderam destruir. Mas agora, Senhor, salvai-nos das mãos de Senaquerib, para que todos os reinos do mundo saibam, Senhor, que só Vós sois Deus». Então o profeta Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: «Assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘Eu ouvi a oração que Me dirigiste acerca de Senaquerib, rei da Assíria’. Eis as palavras que o Senhor pronunciou contra ele: ‘Despreza-te e ri-se de ti a virgem, filha de Sião; nas tuas costas abana a cabeça a filha de Jerusalém. Porque de Jerusalém sairá um resto e do monte Sião virão sobreviventes. O zelo do Senhor do Universo realizará tudo isto’. Portanto, assim fala o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade, não lançará contra ela nenhuma seta; não a enfrentará com o escudo, nem levantará contra ela rampas de ataque. Voltará por onde veio e não entrará nesta cidade. – Oráculo do Senhor. – Eu protegerei esta cidade e a salvarei, pela minha honra e pela honra do meu servo David’». Nessa mesma noite, o Anjo do Senhor foi ao acampamento assírio e feriu cento e oitenta mil homens. Senaquerib levantou o acampamento e partiu, voltou para Nínive e ali ficou.

Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 47 (48), 2-3a.3b-4.10-11 (R. cf. 9d)


Refrão: Guardai para sempre, Senhor, a vossa morada. Repete-se


Grande é o Senhor e digno de louvor 
na cidade do nosso Deus. 
A sua montanha sagrada é a mais bela das montanhas, 
a alegria de toda a terra. Refrão 

O monte Sião, no extremo norte, 
é a cidade do grande Rei. 
Deus Se mostrou em seus palácios 
um baluarte seguro. Refrão 

Recordamos, ó Deus, a vossa misericórdia 
no interior do vosso templo. 
Como o vosso nome, ó Deus, 
assim o vosso louvor chega aos confins da terra. Refrão


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Jo 8, 12


Refrão: Aleluia. Repete-se

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor;
quem Me segue terá a luz da vida. Refrão


EVANGELHO
Mt 7, 6.12-14


«Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!»

Palavra da salvação.


Momento de reflexão

São Vicente de Paulo (1581-1660)

Presbítero, fundador de comunidades religiosas

Conversa de 04.05.1659

«Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-lho também a eles»

Qual é o primeiro ato da caridade? Que atividade tem o coração animado por ela? O que sai desse coração, que é diferente do que sai do coração de um homem dela desprovido? Fazer bem a todos como gostaríamos que nos fizessem a nós; é nisso que consiste o sumário da caridade. Faço ao meu próximo o que desejo que ele me faça a mim? Ah!, que grande exame temos aqui a fazer. […] Contemplemos o Filho de Deus: que coração de caridade, que chama de amor! Meu Jesus, dizei-nos, por favor, o que foi que Vos retirou do Céu para virdes sofrer a maldição da Terra, com tantas perseguições e tormentos que recebestes? Ó Salvador, ó fonte do amor, humilhado até ser como nós, até receber um suplício infame, que amastes mais o próximo do que a Vós mesmo. Viestes expor-Vos a todas as nossas misérias, tomar forma de pecador, levar uma vida de dor e sofrer uma morte vergonhosa por nós. Haverá amor semelhante? […] Nosso Senhor apaixonou-Se de tal maneira pelas criaturas, que abandonou o trono de seu Pai para vir tomar um corpo sujeito às enfermidades. E para quê? Para estabelecer entre nós, pelo seu exemplo e a sua palavra, a caridade ao próximo. […] Ó meus amigos, se tivéssemos um pouco deste amor, ficaríamos de braços cruzados? […] Não, a caridade não pode permanecer ociosa; ela incita-nos a salvar e a consolar os nossos irmãos.