sábado, 9 de junho de 2018

Momento de reflexão

São Vicente de Paulo (1581-1660)

presbítero, fundador de comunidades religiosas

Conferência às Filhas da Caridade, 31/07/1634

«E era-lhes submisso»

Como a obediência aperfeiçoa todas as obras, é necessário que, entre vós, haja sempre alguma que ocupe o cargo de superiora. Será ora uma, ora outra. É o que fazemos nas missões; não vos parece bem? Que Deus tenha por agradável a submissão que Lhe prestais para honrar a submissão de seu Filho a São José e à Santíssima Virgem! Tende o cuidado, minhas filhas, de considerar sempre aquela que ocupar o lugar de vossa superiora como a Santíssima Virgem; melhor, vede Deus nela e com isso aproveitareis mais num mês do que aproveitaríeis num ano sem isso. Obedecendo, aprendereis a santa humildade; e, mandando por obediência, ensinareis utilmente as outras. Quero dizer-vos, para vos excitar à prática da santa obediência, que, quando Deus me colocou ao lado da Senhora Generala, fiz o propósito de lhe obedecer como à Santíssima Virgem; e Deus sabe o bem que isso me fez!


 

Leituras do dia

Imaculado Coração da Virgem Santa Maria 

PRIMEIRA LEITURA
Is 61, 9-11


«Exulto de alegria no Senhor»


Leitura do Livro de Isaías 

A linhagem do povo de Deus será conhecida entre os povos e a sua descendência no meio das nações. Quantos os virem terão de os reconhecer como linhagem que o Senhor abençoou. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas jóias. Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante das nações. 

Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL
1 Sam 2, 1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)


Refrão: O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador. Repete-se


Exulta o meu coração no Senhor, 
no meu Deus se eleva a minha fronte. 
Abre-se a minha boca contra os inimigos, 
porque me alegro com a vossa salvação. Refrão


A arma dos fortes foi destruída 
e os fracos foram revestidos de força. 
Os que viviam na abundância andam em busca de pão 
e os que tinham fome foram saciados. 
A mulher estéril deu à luz muitos filhos 
e a mãe fecunda deixou de conceber. Refrão

É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, 
faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta. 
É o Senhor quem despoja e enriquece, 
é o Senhor quem humilha e exalta. Refrão

Levanta do chão os que vivem prostrados, 
retira da miséria os indigentes; 
fá-los sentar entre os príncipes 
e destina-lhes um lugar de honra. Refrão


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
cf. Lc 2, 19


Refrão: Aleluia. Repete-se 


Bendita seja a Virgem Santa Maria, 
que conservava a palavra de Deus, 
meditando-a em seu coração. Refrão 


EVANGELHO
Lc 2, 41-51


«Guardava todas estes acontecimentos em seu coração»


 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todas estes acontecimentos em seu coração. 

Palavra da salvação.