sexta-feira, 6 de julho de 2018

Leituras do dia

Sexta-feira da semana XIII do tempo comum

PRIMEIRA LEITURA
Am 8, 4-6.9-12


«Mandarei a fome sobre a terra: não será fome de pão, mas fome de ouvir a palavra do Senhor»


Leitura da Profecia de Amós
Escutai bem, vós que espezinhais o pobre e quereis eliminar os humildes da terra. Vós dizeis: «Quando passará a lua nova, para podermos vender o nosso grão? Quando chegará o fim de sábado, para podermos abrir os celeiros de trigo? Faremos a medida mais pequena, aumentaremos o preço, arranjaremos balanças falsas. Compraremos os necessitados por dinheiro e os indigentes por um par de sandálias. Venderemos até as cascas do nosso trigo». Diz o Senhor Deus: «Eis o que há-de acontecer naquele dia: Eu farei que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escurecerei a terra. Mudarei em luto as vossas festas e em lamentações os vossos cânticos. Porei o cilício em todos os flancos e tonsura em todas as cabeças. Imporei luto como por um filho único e o seu fim será como um dia amargo». «Dias virão – diz o Senhor Deus – em que mandarei a fome sobre a terra: não será fome de pão, nem sede de água, mas fome de ouvir a palavra do Senhor. Irão cambaleando de um ao outro mar, irão sem rumo do Norte até ao Oriente, à procura da palavra do Senhor, mas não a poderão encontrar».


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 118 (119), 2 e 10.20 e 30.40 e 131 (R. Mt 4, 4)


Refrão:Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.


Felizes os que observam as ordens do Senhor
e O procuram de todo o coração.
De todo o coração Vos procuro, Senhor,
não me deixeis afastar dos vossos mandamentos. Refrão

A minha alma suspira
por cumprir sempre a vossa vontade.
Escolhi o caminho da verdade
e decidi-me pelos vossos juízos. Refrão

Vede como amo os vossos preceitos:
fazei-me viver segundo a vossa justiça.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos. Refrão


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 11, 28


Vinde a Mim, 
vós todos que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor.


EVANGELHO
Mt 9, 9-13


«Não são os que têm saúde que precisam do médico. Prefiro a misericórdia ao sacrifício»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».


Palavra da salvação.


Sem comentários:

Enviar um comentário