terça-feira, 14 de agosto de 2018

A Voz do Teólogo

Diocese do Porto:

Renovação ou Revolução?


Não passou indeferente a quem visitou o site da Diocese do Porto e verificou as publicações de dois decretos do atual Bispo D. Manuel Linda, com o título "Species Facti", que
Informa os diocesanos da perda de "ofícios eclesiásticos exercícios por dois Sacerdotes. Até aqui tudo normal, o problema vem a seguir, ou seja, os respectivos Sacerdotes não concordoram e alegam uma espécie de ilegalidade canónica, que a meu ver  e depois de analisar os factos, não é nada mais nada menos que uma quebra de obediência prometida no dia da respectiva ordenação uma falta de sentido de missão. Sei porem que os Sacerdotes em questão já exerciam as funções há muitos anos, querendo assim mostrar alguma incoformidade pela perda dos seus ofícios até então, numa linguagem mais infantil diria de que se trata de uma espécie de "birra" !
Porém podemos reparar que Sr. Bispo do Porto após uma tentativa de "reconciliação" com os Sacerdotes em causa, tornou público toda esta situação, como que esperando uma opinião pública, esta atitude porém e na minha humilde opinião, é que se poderia evitar, talvez aqui se aplicasse a passagem bíblica de dar a outra face ( Matthew 5:39 )em vez de os lançar para a boca do lobo.
Para terminar, muitos sabem do quanto é necessário uma mudança profunda na exigente Igreja do Porto, e a meu ver com esta situação a ignição foi ligada. Vamos ver qual será o próximo passo. Até breve.

F. I.

1 comentário:

  1. A Igreja do Porto é e sempre foi uma Igreja viva e de grandes causas, governada por insignes Pastores, o actual Bispo é um bom Pastor que governa, abençoa e ensina o Povo Santo desta Diocese do Porto a quem lhe é pedido que reze pelo seu Bispo, Sacerdotes e Diáconos para que sejam sempre sinal de Jesus Servo e Servidor.
    Para concluir, não há nenhuma polémica, há dois casos que não são comuns.

    ResponderEliminar