quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Semana de Oração pela Universidade dos Cristãos, Origem

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de janeiro (no hemisfério norte) ou noutras datas mais adequadas no hemisfério sul. O objetivo desta iniciativa é promover a oração, o diálogo e a cooperação entre as diferentes denominações cristãs, procurando expressar o desejo de unidade entre os seguidores de Jesus Cristo.

Origem e Contexto

1. Origem: Foi criada em 1908 pelo anglicano convertido ao catolicismo Paul Wattson, inicialmente chamada "Oitava pela Unidade". Mais tarde, foi abraçada pelo movimento ecuménico global e por várias igrejas.


2. Promoção: Actualmente, é organizada pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (anteriormente Pontifício Conselho).



Significado

A celebração está em sintonia com o pedido de Jesus na sua oração:

> "Que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em Mim e Eu em Ti." (João 17:21)



Actividades

Durante esta semana:

Igrejas de várias tradições cristãs organizam celebrações ecuménicas, encontros de oração e reflexões conjuntas.

É escolhido um tema anual, definido por representantes de diferentes confissões cristãs, que orienta as actividades e meditações.


A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos não se centra apenas na oração, mas também em acções concretas de reconciliação e colaboração, reafirmando que, apesar das diferenças, a fé em Cristo une os cristãos.

Fernando Ilidio in Cantinho da Teologia ®

Sem comentários:

Enviar um comentário