terça-feira, 3 de julho de 2018

Leituras do dia

Quarta-feira da semana XIII do Tempo Comum

PRIMEIRA LEITURA
Am 5, 14-15.21-24


«Afastai de Mim o barulho dos vossos cânticos, seja a justiça como rio inesgotável»


Leitura da Profecia de Amós
Procurai o bem e não o mal, para que vivais. Assim, o Senhor, Deus do Universo, estará convosco, como vós dizeis. Detestai o mal e amai o bem, restabelecei a justiça no tribunal. Talvez o Senhor, Deus do Universo, tenha compaixão dos sobreviventes de José. Eu detesto e desprezo as vossa festas, desgostam-Me as vossas reuniões sagradas. Se Me ofereceis holocaustos e oblações, Eu não quero aceitá-los; e para os vossos sacrifícios de animais gordos, nem sequer Me digno olhar. Afastai de Mim o barulho dos vossos cânticos, que Eu não quero ouvir o som das vossas harpas. Mas fazei que o direito corra como as águas e a justiça como rio inesgotável.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 49 (50), 7.8-9.10-11.12-13.16bc-17 (R. 23b)


A quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus.


Ouve, meu povo, que Eu vou falar,
Israel, contra ti vou testemunhar.
Eu sou o Senhor, teu Deus. Refrão

Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos dos teus rebanhos. Refrão

A Mim pertencem todas as feras das florestas
e os milhares de animais dos montes.
Conheço todas as aves do céu
e disponho de todos os animais dos campos. Refrão

Se tivesse fome, não to diria,
porque meu é o mundo e tudo o que nele existe.
Comerei porventura a carne dos touros
ou beberei o sangue dos cabritos? Refrão

Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras. Refrão


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Tg 1, 18


Deus Pai nos gerou pela palavra da verdade,
para sermos as primícias das suas criaturas.


EVANGELHO
Mt 8, 28-34


«Vieste aqui atormentar os demónios antes do tempo»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus


Naquele tempo, quando Jesus chegou à região dos gadarenos, na outra margem do lago, vieram ao seu encontro, saindo dos túmulos, dois endemoninhados. Eram tão furiosos que ninguém se atrevia a passar por aquele caminho. E disseram aos gritos: «Que tens que ver connosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?». Ora, perto dali, andava a pastar uma grande vara de porcos. Os demónios suplicavam a Jesus, dizendo: «Se nos expulsas, manda-nos para a vara de porcos». Jesus respondeu-lhes: «Então ide». Eles saíram e foram para os porcos. Então os porcos precipitaram-se pelo despenhadeiro abaixo e afogaram-se no lago. Os guardadores fugiram e foram à cidade contar tudo o que acontecera, incluindo o caso dos endemoninhados. Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Quando O viram, pediram-Lhe que Se retirasse do seu território.


Palavra da salvação.


Sem comentários:

Enviar um comentário