quarta-feira, 12 de março de 2014

A Quaresma




Para nós católicos a Quaresma é um tempo no qual Deus permite que possamos olhar para nós mesmos e a partir de nossos passos trilhar novos rumos para o céu. A tradição da Igreja afirma que esse tempo quaresmal é propício para se plantar o sacrifício para colher na pascoa a ressurreição. Esse é o fruto da quaresma!
Para que possamos viver bem esse tempo, é preciso focar nas penitências, desafios, provações, purificações deste tempo. Isso possibilita uma nova graça: a formação de um novo coração
Segundo a história da Igreja a quaresma é designação do período de quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no domingo da Páscoa. Para isso iniciamos este tempo litúrgico na quarta-feira de cinzas e o concluímos na quinta-feira da Santa na Missa do ‘Lava-pés’. É o tempo do roxo, cor dos paramentos litúrgicos que revestem os altares, é o tempo da caridade, do auxilio aos mais necessitados.
Os nossos erros do dia a dia propiciam em nós a insegurança e leva-nos a agir de forma imatura, egocêntrica, individualista, onde um centralismo exacerbado nas coisas imediata tira-nos a possibilidade do dialogo com Deus e com o outro. A vivencia do sentido quaresmal devolve-nos a verdadeira justiça, impulsiona-nos para a felicidade e reaviva a nossa intimidade com Deus, isso é a pascoa!
E qual o segredo para buscar esse novo caminho? “fazendo tudo o que Ele nos disser” como Maria nos ensina no lugar bíblico das bodas de Caná. Buscando o silencio e guardando todas as coisas em nossos corações, fazendo memória do que passou com o intuito de mudar o que virá. É a experiência de um exercício espiritual.
Uma provocação nos leva a refletir na importância deste tempo: Se a quaresma é um tempo de trilhar novos rumos, estou eu preocupado em traçar uma nova direção na minha vida? Posso eu esperar encontrar um novo rumo em meio á agitação do dia a dia? Esses novos caminhos levam-me em direção ao outro? Essa direção é o caminho que de fato me faz feliz? Fica ai uma dica para iniciarmos bem a 1ª sema na quaresma através do silencio, no questionamento, na contemplação e oração!

Sem comentários:

Enviar um comentário